O secretário estadual de Saúde do Rio de Janeiro, Sérgio Cortês, afirmou nesta segunda-feira que a epidemia de dengue no Estado ainda não está totalmente controlada.
Segundo ele, as filas nos hospitais e nas tendas de atendimento à população diminuíram, porém ainda é preciso ter "atenção" com a doença que matou ao menos 80 pessoas este ano em todo o Estado.
"Estamos fazendo um grande esforço. Há uma mobilização intensa, avançamos muito, mas não podemos dizer que está sob controle", disse o secretário a jornalistas durante a inauguração de mais uma tenda de hidratação na capital.
O próximo foco do governo estadual no combate à doença é a Baixada Fluminense, disse Cortês, local com o segundo maior número de notificações no Estado, depois da capital.
Na última sexta-feira, o secretário de atenção à saúde do Ministério da Saúde, José Noronha, afirmou à Reuters que a preocupação do governo federal é com a possibilidade de uma epidemia de dengue na Baixada em 2009.
"Há um grande número de casos e um potencial elevado de novas ocorrências naquela região. É uma região pobre, que precisa de um trabalho preventivo", disse Noronha.
A prefeitura do Rio informou nesta segunda que subiu para 58.386 o número de casos de dengue na capital. Na semana passada, eram 45.463 casos.
(Rodrigo Viga Gaier, Agência Estado, 14/04/2008)