O deputado Rossano Gonçalves (PDT) classificou a invasão da Fazenda Southall, em São Gabriel, como “mais um ato de desrespeito e afronta a quem produz no Rio Grande do Sul ". O local foi invadido por 1,5 mil manifestantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra na manhã desta segunda-feira (14/04). O parlamentar acompanha em São Gabriel os desdobramentos jurídicos e policiais da ocupação.
A fazenda invadida é produtiva, conforme vistorias do Incra. Possui cerca de 5 mil hectares, quatro mil reses e cultivo de soja e arroz. No momento da invasão, apenas funcionários se encontravam no local e foram retirados pela Brigada Militar para sua segurança. Já foi encaminhado ao Judiciário o pedido de reintegração de posse e está se dirigindo para o local um contingente maior de policiais militares, pois mais de 600 invasores se encontram no local.
Abril vermelho
Segundo Rossano, desde quinta-feira da semana passada há rumores de um deslocamento dos sem-terra, que há mais de um ano estavam acampados numa área próxima de propriedade da América Latina Logística – ALL, nas imediações do município. O parlamentar acredita numa desocupação pacífica e em pouco tempo, pois o ato não se justifica e não tem sustentação jurídica. "O MST está à deriva, sem critérios e desorientado, atacando áreas produtivas e aqueles que geram riqueza para o Estado e para o País", afirmou Rossano Gonçalves, para quem a invasão da Southall faz parte do calendário do divulgado "abril vermelho" do movimento.
(Por Francis Maia, Agência de Notícias AL-RS, 14/04/2008)