Ao completar dez meses de vigência, o Projeto de Reciclagem de Óleo de Fritura do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) contabiliza o aumento do número de postos de coleta. Agora são 50 os pontos onde a população porto-alegrense pode entregar o óleo de fritura. E o total de óleo arrecadado ultrapassa 12 mil litros.
Com a criação do Projeto, síndicos têm se motivado a contratar empresas conveniadas com o DMLU para coletar em seus condomínios. A experiência de Porto Alegre também tem servido de modelo para outros municípios, que vêm buscar informações sobre o funcionamento do Projeto, como são os exemplos de Recife (Pernambuco), Alvorada e Cachoeirinha (RS), além de empresas de Canoas e São Paulo.
O projeto
O DMLU instalou postos onde a população pode levar o óleo. As empresas Celgon, Faros, Oleoplan e Ecológica, conveniadas com o departamento, coletam os óleos dos postos e os encaminham para reciclagem. A Celgon utiliza o óleo para alimentar as caldeiras e também comercializa para fábricas de sabões e de biodiesel; a Faros produz uma farinha-base que servirá como pré-ração, e a Oleoplan e a Ecológica estão desenvolvendo projetos de biodiesel. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3289-6987.
(Prefeitura de Porto Alegre, 14/04/2008)