A CEEE reforçará a principal subestação da Zona Sul, a Pelotas 3, com a colocação de um transformador de 83 MVA (Megavolt-Ampère), outro de 50 MVA e um banco de três transformadores de 55 MVA na subestação da Quinta para dar condições de desenvolvimento das plataformas P-53, 55 e 57, construção do dique seco em Rio Grande e outros investimentos de grande porte na região.
O diretor-presidente da CEEE, José Francisco Pereira Braga, que esteve em Pelotas ontem para lançar oficialmente o programa Casa Iluminada, destacou que o planejamento da Companhia visa atender o aumento da demanda com os novos empreendimentos que se instalaram na Zona Sul. “Todo o crescimento industrial fortifica a região e vamos propiciar condições de energia elétrica para isso”, afirmou.
Sobre o Programa Casa Iluminada, que prevê a troca de 42.466 lâmpadas incandescentes por fluorescentes compactas de 20 watts, com reator eletrônico integrado, Braga ressaltou que beneficia a classe menos favorecida da população, além de fazer com que a CEEE venha a postergar alguns investimentos. “O uso racional de energia é bom para ambas as partes”, disse.
O ato de lançamento do programa ocorreu no quiosque de atendimento instalado no calçadão da rua Andrade Neves. Além do diretor-presidente do Grupo CEEE, contou com a presença do diretor administrativo da empresa, Carlos Ernesto Betiollo; gerente regional Manoel Francisco Britto, autoridades locais e convidados.
Em função do elevado número de consumidores beneficiados pelo programa na cidade, a empresa colocou outro posto de atendimento, na praça 20 de Setembro, 121, em frente à sede da CEEE. Os dois locais permanecerão abertos, de segunda a sábado, das 8h às 19h, até o dia 22 deste mês. Os consumidores que têm direito à troca das lâmpadas receberam, previamente, uma mala-direta da empresa. Na edição de 2007, a Companhia entregou 245 mil lâmpadas econômicas.
Famílias beneficiadas
Pelotas integra a terceira fase do Programa Casa Iluminada, que beneficia 35.523 famílias dos municípios de Piratini, São José do Norte e Viamão. Todos os clientes selecionados pela Companhia possuem ligação monofásica e baixo consumo de energia elétrica. O projeto estende-se até agosto e até lá serão distribuídas 291.796 lâmpadas eficientes para 145.898 famílias. São investidos R$ 3,6 milhões no programa Casa Iluminada, que prevê utilização de lâmpadas fluorescentes capazes de proporcionar redução de até 80% no consumo de energia elétrica.
(Por Tânia Cabistany, Diário Popular, 12/04/2008)