Diversas palestras marcaram o Encontro Regional de Educação Ambiental, que iniciou na noite de sexta-feira (11/4) e seguiu no sábado (12), no CTG Aldeia dos Anjos. A iniciativa da Prefeitura de Gravataí, por meio da Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMMA) de Gravataí, numa parceria com a Ulbra e o Programa Esfera Azul, reúne educadores e estudantes de diferentes áreas e teve seu foco no tema “Os caminhos do desenvolvimento sustentável passam pela Educação Ambiental.
Palestras
Após a cerimônia de abertura, na sexta-feira, que contou com a presença do vice-prefeito Décio Becker, representando o prefeito Sérgio Stasinski, a bióloga Simone Poletto, da Ulbra, falou sobre a importância de se ter a sociedade mobilizada para consolidar o processo da Agenda 21 Local. Na seqüência, a profª Flora Zeltzer, de São Leopoldo, abordou o papel do Estado e do cidadão na defesa dos recursos naturais e do planeta. A palestra do geólogo Sérgio Cardoso, prevista para sexta foi incluída na programação da tarde de sábado. Além de palestras, o evento abriu espaços para relatos de experiência dos participantes.
Proposta
O objetivo do Encontro é criar uma oportunidade para a busca de informações e conteúdos para o melhor desenvolvimento das atividades de Educação Ambiental nas escolas e nos demais espaços onde os participantes atuam. No final do evento, o coordenador do Núcleo de Educação Ambiental da FMMA, jornalista Claudio Wurlitzer apresentou a proposta da criação de uma rede permanente de trocas de experiências em educação ambiental e cidadania.
A idéia é estabelecer um espaço onde figurem os trabalhos de professores e alunos na temática meio ambiente. Até a concretização da proposta, os trabalhos escolares poderão ser encaminhados ao Núcleo de Educação Ambiental, da FMMA através do e-mail educ.ambiental@fmma.gravatai.rs.gov.br.
(Prefeitura de Gravataí, 14/04/2008)