O empreendimento é uma parceria da Prefeitura com a Caixa Econômica Federal
Canoas - Sob sol forte, dezenas de pessoas procuravam o melhor espaço para acompanhar a entrega de mais 160 apartamentos do Programa de Arrendamento Residencial (PAR), no bairro Estância Velha, por volta das 10 horas desta sexta (11/4). O empreendimento, que agora soma-se aos outros oito já existentes, é uma parceria da Prefeitura com a Caixa Econômica Federal. O representante das famílias, Diogo Correa, recebeu a entrega simbólica da chave dos apartamentos das mãos do prefeito em exercício, Jurandir Maciel.
A partir de agora, os novos habitantes terão o prazo de 90 dias para ocupar os apartamentos, após a assinatura do contrato com a Caixa. A área total de cada apartamento é de 33,28 metros quadrados. Os imóveis possuem dois quartos, sala de jantar, cozinha, banheiro e área de serviço. O residencial possui salão de festas com churrasqueira, play-ground e guarita.
Para participar do PAR, alguns critérios precisam ser seguidos, tais como ser maior de idade, não ter casa própria registrada no Registro de Imóveis da cidade e possuir renda de até seis salários mínimos. “As situações são as mais variadas. Tem gente que está saindo da casa de algum familiar, outros que moram no mesmo pátio e há aqueles que querem deixar de pagar aluguel”, explica o secretário municipal de Habitação, Itamar Carvalho.
A assessora de marketing Gabriela Rocha, 23 anos, quer deixar a casa dos pais no residencial Hércules e buscar a independência. Uma das primeiras providências é conseguir um dos apartamentos oferecidos pelo PAR Porangaba B. “Acho mais vantajoso que pagar aluguel. Eu e minha irmã iremos morar aqui e dividir prestação”, comenta. O sonho da casa própria está mais perto para a aposentada Ivone Fontela Barbosa, 57. Atualmente, ela paga aluguel em uma casa no Niterói. “Já vi o apartamento e gostei bastante.”
Residenciais
Até o final de 2008, a meta é beneficiar outras 2 mil pessoas com a construção de três residenciais. Ao todo, serão 640 novos apartamentos. No bairro Mato Grande vão ser entregues até o meio do ano, 440 unidades nos residenciais Flamboyans e Ipê. Já no Estância Velha, 200 unidades serão oferecidas com as obras do residencial Planalto Canoense. Para 2009, estão previstos mais três PAR, no total de 420 apartamentos.
O PAR é uma modalidade de aquisição de imóvel em que o pretendente paga parcela mensal pelo prazo de 15 anos, tornando-se proprietário do imóvel após o término do pagamento. O reajuste das mensalidades ocorre anualmente, seguindo a correção aplicada nas contas do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).
(Diário de Canoas, 12/04/2008)