Corsan e Comusa pretende aumentar a capatação de água no Rio dos Sinos
São Leopoldo - Temas como a quantidade e variedade de peixes hoje existentes no Rio dos Sinos – e suas condições para consumo humano – e pedidos de outorga, por parte de companhias de abastecimento, para aumentarem a retirada de água do rio farão parte, na próxima quinta-feira, da pauta da reunião plenária do Comitê de Gerenciamento da Bacia do Rio dos Sinos (Comitesinos). Será a partir das 14 horas, na Sala de Seminários 1 da Biblioteca da Unisinos, em São Leopoldo. Segundo a secretária-executiva do Comitesinos, Viviane Nabinger, as discussões deverão abranger também a necessidade de cobrança pelos usos da água na Bacia do Sinos.
Conforme Viviane, já existem muitas demandas que necessitariam da implementação do fundo regional que seria sustentado pela cobrança da outorga. “Além de servir de instrumento para frear o desperdício, a cobrança sustentaria ações de recuperação e preservação pela bacia”, assinala. A programação da plenária prevê ainda a apresentação do projeto de construção da BR-448, a Rodovia do Parque.
“Oficialmente, o comitê ainda não conhece o projeto, que será apresentado pelo secretário municipal de Planejamento Urbano de Canoas (Oscar Escher).”
A palestra sobre quantidade e variedade da vida animal no Rio dos Sinos estará a cargo do professor Uwe Horst Schulz, da Unisinos. “Por trás dessa amostra, está outra discussão, que é o conflito de uso decorrente da mortandade ocorrida em outubro de 2006 (que chegou a 84 toneladas de peixes)”, adianta Viviane. Um dos pontos, segundo ela, será a necessidade de se avaliar a qualidade para consumo humano dos peixes do rio. Estudo que deverá ser pedido à Secretaria Estadual de Saúde, que também faz parte da composição do comitê de bacia.
“Sabemos que já houve estudos isolados que, no passado, apontaram a presença de metais pesados no organismo dos peixes.” Nesse caso os metais seriam cumulativos e prejudiciais aos humanos que consumissem sua carne. Fato que atingiria em cheio a categoria dos pescadores do Vale do Sinos. O encontro deverá contar também com representantes do Conselho Estadual de Recursos Hídricos.
O CRH vai apresentar os pedidos de outorga da Companhia Municipal de Saneamento de Novo Hamburgo (Comusa) e da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan). Ambas pretendem aumentar a captação de água do rio para ampliações em seus sistemas de abastecimento urbano (no caso da Corsan, em Três Coroas e Santo Antônio da Patrulha). Os projetos já tiveram sinal verde da comissão técnica do Comitesinos.
(ABC Domingo, 13/04/2008)