Celulares feitos a partir de materiais reciclados ainda levarão alguns anos para chegarem às mãos dos consumidores, informou um diretor da área ambiental da Nokia. Para a fabricante de celulares, os aparelhos reciclados incentivarão a demanda pelo produto. "Acreditamos que será um fator de competitividade", disse Markus Terho, da unidade de assuntos ambientais da companhia finlandesa.
A Nokia já realiza a reciclagem de celulares e de materiais usados em telefones. Durante a Mobile World Congress, feira de telecomunicações realizada em fevereiro em Barcelona, o presidente-executivo da empresa Olli-Pekka Kallasvuo, introduziu o conceito de "ecophone" desenvolvido pela companhia.
O diretor da área ambiental afirmou que o tempo ainda necessário para tais celulares alcancem o mercado deve-se ainda à falta de disponibilidade de materiais reciclados em grande quantidade. "Está a alguns anos de distância", disse Terho, acrescentando que de 40% a 60% dos componentes metálicos usados nos atuais modelos da Nokia são reciclados.
(Folha Online, Ambiente Brasil, 14/04/2008)