Na sessão ordinária da última quarta-feira (09/04) da Assembléia Legislativa do Mato Grosso, o deputado estadual Alexandre Cesar (PT) declarou que nunca houve, por parte da direção da Fundação Nacional do Índio (Funai), a intenção de fechar a sede administrativa da entidade em Cuiabá, como chegou a ser divulgado.
A Portaria de nº293/2008, que foi revogada pela Portaria nº350/2008 transformava a Administração Executiva Regional de Cuiabá em Núcleo de Apoio Operacional.
De acordo com o parlamentar, apenas atividades administrativas seriam transferidas para Juína, sem prejuízo dos programas que atendem aos povos indígenas na Capital, que continuariam funcionando.
O parlamentar disse que a Funai está ampliando o serviço ao índio, abrindo novos escritórios em Confresa e Juína e por isso mudanças administrativas estão sendo executadas. Para Cesar, pessoas insatisfeitas com o fortalecimento da política indígena, estão incitando contendas. “Forças atuaram de forma velada para constranger a sociedade. As mudanças estão causando incômodo em setores que não querem alterações, incômodos que levaram a tamanho acirramento do processo que posso assegurar que não foi uma questão de honra em manter a sede em Cuiabá, pois a efetividade dos recursos está assegurada. Há interesses que no futuro poderemos nominar”, declarou.
Por Andrea Godoy, AL-MT, 09/04/2008)