Fiscais da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) realizaram na madrugada de hoje, 10, ação que resultou na lavratura de auto de infração por crime ambiental
No final da tarde do dia 09/4, os guardas da Reserva Biológica do Lami José Lutzenberger receberam denúncia anônima sobre a presença de três indivíduos portando armas de fogo, num barco atracado junto à Ponta do Cego, na área da Reserva. Na ocasião, os infratores conseguiram fugir. Foi solicitada ao Comando de Policiamento Ambiental, então, aporte para ação noturna, com auxílio de embarcação.
Por volta das 23h, foi novamente identificada a presença de embarcação dentro da área de domínio de Reserva, com indivíduos praticando pesca predatória e portando artefatos para a caça de animais silvestres, como laços artesanais feitos de cabo de aço, que servem para o enforcamento de capivaras.
Os infratores foram conduzidos até a sede da Reserva para lavratura de autos de infração e enquadrados na Lei Federal dos Crimes Ambientais. A embarcação também foi apreendida por não possuir documentação. A Brigada Militar conduziu os indivíduos à 7ª Delegacia de Polícia. “Um dos infratores é pescador profissional, filado à colônia de pescadores Z5, o que agrava mais ainda a infração cometida”, destaca a administradora da reserva e coordenadora da ação, bióloga Patrícia Witt.
(Prefeitura de Porto Alegre, 11/04/2008)