Uma nova rodada da fiscalização integrada, integrante da força-tarefa que vem atuando na recuperação da Bacia do rio dos Sinos, ocorreu nessa terça e quarta-feiras (8 e 9) nos municípios de São Leopoldo, Novo Hamburgo, Ivoti, Caraá e Santo Antônio da Patrulha.
As operações são coordenadas pelo Sistema Integrado de Gestão Ambiental (SIGA/RS) da Secretaria do Meio Ambiente, contando com a participação do Comando Ambiental da Brigada Militar e de técnicos das prefeituras dos municípios onde ocorrem as fiscalizações.
No dia 8, foram vistoriados seis empreendimentos, que resultaram em cinco autuações. Em São Leopoldo e Novo Hamburgo foram autuados quatro depósitos irregulares de lixo e em Ivoti, um loteamento urbano de 21 hectares por falta de licença ambiental.
No dia seguinte, foram feitas cinco vistorias e quatro notificações. Em Caraá, a equipe de fiscalização flagrou o corte de vegetação nativa em área de Mata Atlântica, com ateamento de fogo. O cálculo foi de cinco hectares de vegetação suprimida e queimada. Em Santo Antônio da Patrulha foi notificado um frigorífico por falta de tratamento adequado dos resíduos e uma produção de artefatos de cimento por operar sem licença ambiental.
Também foi expedida notificação a uma beneficiadora de grãos de arroz por contaminação atmosférica. Localizada a menos de 50 metros de várias residências, a empresa estava lançando poluentes no ar, que provocavam o empoeiramento de casas e da vegetação, causando riscos à saúde dos funcionários e dos moradores próximos, além dos danos ao ambiente.
(Governo do Estado do RS, 11/04/2008)