Foi instalada nesta quinta-feira (10/04) a Comissão Temporária Externa "Risco Ambiental", do Senado, que vai verificar in loco o risco ambiental em que vivem os 31 municípios da Amazônia apontados como os maiores desmatadores de florestas no final de 2007, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). A comissão elegeu também nesta quinta-feira como presidente o senador Jayme Campos (DEM-MT) e como vice, o senador João Pedro (PT-AM). O senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) foi escolhido relator.
Na terça-feira (15/04), a comissão aprovará um roteiro de trabalho. Após sua eleição, Jayme Campos sugeriu que os senadores convidem para audiência pública a direção do Inpe, governadores e representantes do Ministério do Meio Ambiente. Depois, a comissão visitaria os 31 municípios.
- Vamos colocá-los frente a frente e perguntar: quem está falando a verdade? Justifiquem seus números - afirmou Jayme Campos à imprensa. Para ele, a pergunta é fundamental porque o Inpe apontou, no início do ano, 660 focos de incêndio, mas, depois de visitas de técnicos estaduais às áreas, "verificou-se que havia desmatamento em apenas 12 por cento delas", ou seja, em 80 áreas.
Jayme Campos quer saber ainda como vai viver a população dos 31 municípios, incluídos na "Operação Arco de Fogo" da Polícia Federal, da Força Nacional de Segurança, do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e do Instituto Nacional do Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama). Lá, neste momento está proibido qualquer desmatamento.
O senador João Pedro propôs que a comissão conheça primeiro, em detalhes, o que o Inpe e o Ministério do Meio Ambiente vêm fazendo e que tecnologias e metodologias estão empregando. O senador Romeu Tuma (PTB-SP) sugeriu que os senadores também ouçam os dirigentes do Sivam (Sistema de Vigilância da Amazônia), que controla a parte aérea da Amazônia por radares.
A Comissão Externa "Risco Ambiental" é composta de cinco senadores titulares e cinco suplentes. Os titulares são os senadores Jayme Campos, Flexa Ribeiro, João Pedro, Valdir Raupp (PMDB-RO) e Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR). Os suplentes são Gilberto Goellner (DEM-MT), Eduardo Azeredo (PSDB-MG), Serys Slhessarenko (PT-MT), Leomar Quintanilha (PMDB-TO) e Romeu Tuma (PTB-SP).
(Por Eli Teixeira, Agência Senado, 10/04/2008)