Programação da II Mostra Cultura, Arte e Vida Guarani inclui exposição de artesanato, mostra fotográfica e apresentação de canto e dança de corais
Porto Alegre - Índios Mbyá-Guarani de diversas aldeias do Rio Grande do Sul realizam a II Mostra Cultura, Arte e Vida Guarani: Conhecendo um Povo, Valorizando uma Cultura. O evento, que acontecerá de 15 a 27 de abril no Memorial do Rio Grande do Sul, na capital, é uma das ações do projeto Artesanato Mbyá-Guarani: Um Programa de Índio, uma realização conjunta dos indígenas e do IECAM – Instituto de Estudos Culturais e Ambientais – com o patrocínio da Petrobrás.
A exposição tem entrada franca e será composta por peças artesanais (esculturas em madeira, instrumentos musicais, cestaria e ornamentos) e mostra fotográfica do cotidiano nas aldeias gaúchas. No dia 19 de abril (Dia do Índio) haverá apresentação de canto e dança de corais Mbyá-Guarani, o lançamento do site e do DVD Um Programa de Índio (10 min) e um seminário com a presença de lideranças indígenas e diversas instituições para dialogar sobre práticas em busca da sustentabilidade sócio-ambiental nas aldeias.
O projeto Artesanato Mbyá-Guarani: Um Programa de Índio foi aprovado em seleção pública pela Petrobrás em 2007. Diversas ações são desenvolvidas visando a garantia de matéria prima para os artesãos, através do intercâmbio de sementes e mudas e o plantio nas aldeias; a melhoria da qualidade dos produtos artesanais, com a revitalização e o resgate de técnicas e saberes tradicionais na confecção do artesanato e a geração de trabalho e renda nas aldeias, através de uma das únicas alternativas econômicas tradicionais, o seu artesanato.
Também busca difundir e valorizar essa cultura e esse povo que influenciou nossos costumes e construiu a nossa história e muito pode ensinar à sociedade não-indígena. Todo trabalho é feito de forma participativa e com uma perspectiva de intervenção mínima dos juruá (brancos), para que sejam criados mecanismos de sustentabilidade sócio-econômica e cultural na prática do artesanato Mbyá-Guarani.
(Por Elson Schroeder, da AsseCom/IECAM, 10/04/2008)