Após a conclusão da fase de contatos com os municípios brasileiros e uruguaios da região da APA do Ibirapuitã, ocorreu a definição a área de abrangência da proposta de projeto a ser elaborada e submetida à análise do Programa URB-AL, que engloba o entorno da reserva Biológica Estadual do Ibirapuitã, em Alegrete; o interior da Área de Proteção Ambiental do Ibirapuitã, nos municípios de Sant'Ana do Livramento, Quaraí, Alegrete e Rosário do Sul; a Serra do Caverá e Bacia Hidrográfica do Caverá, nos municípios de Rosário do Sul e Alegrete, além da reguão uruguaia que liga o limite sul da APA do Ibirapuitã ao "Valle del Lunarejo" (incluindo a região desta área protegida uruguaia), passando pelo Parque Gran-Bretanha, nas intendências de Rivera e Tranqueras.
A partir de agora, os municípios deverão enviar as cartas de adesão ao projeto e suas contra-partidas, visto que a Comunidade Européia financia 80% do projeto (2.400 euros), cabendo aos participantes o aporte dos demais 20% (600 mil euros).
A contra-partida, no entanto, não deverá ser por investimento em dinheiro, mas através da apresentação de um documento oficial que apresente todos os investimentos que a prefeitura se compromete a desenvolver, durante os próximos 3 anos, na região que é de sua limitação compreendida na abrangência do projeto. Além das ações, o documento da contra-partida deverá indicar os recursos que serão aplicados em cada uma delas.
"A oportunidade que recebemos de orientação, diante do manejo, uso e produção sustentável da comunidade, objetivando a sua capacitação, é excelente. Integramos o grupo de captação destes 3 milhões de euros, com a apresentação de um projeto adequado à nossa realidade", ressalta o prefeito Wainer Machado.
(A Platéia, 09/04/2008)