No local, estão disponíveis equipamentos como prensa, elevador de fardos e balança
Esteio - A prefeitura de Esteio inaugurou nesta terça o prédio de entreposto para a implantação da coleta seletiva de lixo no município. A estrutura, instalada no final da Rua Oswaldo Jesus Vieira, no bairro Parque Primavera, vai atender a catadores do bairro. No local, estão disponíveis equipamentos como prensa, elevador de fardos e balança. A idéia é organizar a atividade no município e oferecer um local adequado de trabalho para os catadores. Até ontem (08/4), o entreposto ainda não estava em funcionamento.
O entreposto terá a coordenação das secretarias municipais de Meio Ambiente, Educação e Esporte e Cidadania e Assistência Social. A prefeitura pretende também promover cursos de capacitação sobre materiais recicláveis, administração e finanças para os trabalhadores que fizerem uso da estrutura. O processo licitatório para a contratação de uma entidade que coordenará o projeto, no entanto, ainda está por ser aberto. Para quem quiser participar da iniciativa, é necessário o cadastro junto à secretaria de Cidadania e Assistência Social.
Caminhão
Em São Leopoldo, o novo caminhão que começa a atuar na coleta seletiva foi entregue ontem pela manhã à Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semmam), pela SL Ambiental, empresa terceirizada que efetua o recolhimento dos resíduos já separados. O ato, em frente à Prefeitura contou com a presença do prefeito Ary Vanazzi (PT), do secretário da Semmam, Darci Zanini, e do supervisor da SL Ambiental, Idacir Pradella. Segundo Pradella, o investimento no segundo caminhão que atuará na coleta seletiva da cidade foi de R$ 160 mil. Com isso, a tendência é estender o serviço, dos atuais 15 bairros, para toda cidade, o que deve se concretizar até o final deste ano, segundo os planos da Prefeitura. Atualmente são coletadas oito toneladas de lixo separado por dia. “Separar os resíduos na origem gera material mais limpo e de maior valor’’, explica Pradella.
O programa Coleta Seletiva Compartilhada abrange também empresas, somando mais de 100 pontos de coleta entre indústrias comércios e órgãos públicos municipais e federais. Ao todo, são gerados cerca de 120 postos de trabalho diretos nas associações Uniciclar, no bairro São Miguel, Associação Vitória, na Vicentina, e Coopernorte, na Santa Marta, conveniadas com a Prefeitura. Darci Zanini anunciou ontem que a Associação dos Carroceiros da Campina será a quarta a integrar a coleta seletiva. Deverão ser adquiridos três carros elétricos, a serem operados pela Semmam, em substituição aos cavalos utilizados atualmente pela associação.
(Jornal VS, 09/04/2008)