Dejetos de suínos vão ser tratados e podem até ser transformados em energia
Encantado - A implantação de um projeto pioneiro para o tratamento de dejetos suínos em todo o município será apresentada amanhã aos produtores rurais do município. Será às 14h, no Auditório Brasil do Centro Administrativo. A proposta é da empresa italiana BioEn, e consta da instalação de biodigestores nas granjas de suínos onde o biogás gerado na decomposição da matéria orgânica é captado e queimado, gerando créditos de carbono. A previsão é de investimentos na ordem de R$ 8 milhões.
A utilização dessa tecnologia nas granjas de suínos vai possibilitar agregar valor ao produto, melhorar o processo de tratamento dos dejetos e usar o biogás para a geração de energias térmica e elétrica. "Esse projeto consiste em uma grande ação do ponto de vista ambiental e sustentável para a cadeia produtiva do suíno em nosso município", destaca o prefeito Agostinho José Orsolin.
Cenário mundial
O Brasil é hoje o quarto colocado no ranking dos principais países criadores de suínos, superado apenas por Estados Unidos, União Européia e China. Toda essa produção gera uma grande preocupação devido ao grande aglomerado destes animais em algumas regiões, causando transtornos quanto ao odor, presença de moscas e contaminação do lençol freático devido a lançamentos de efluentes sem o devido tratamento. Desde novembro de 2003 vem sendo divulgado o uso de biodigestores para o seqüestro do gás carbono, geração do gás metano e tratamento dos efluentes, tecnologia denominada Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), que conta com o aval da Organização das Nações Unidas (ONU).
(Por Lidiane Mallmann, O Informativo do Vale, 10/04/2008)