31 mil km² de floresta. É essa área que o Brasil desmatou anualmente, no período de 2000 a 2005, aponta o Relatório de Monitoramento Global 2008 do Banco Mundial. Com esse número, o país foi o campeão mundial de desmatamento. Em segundo lugar está a Indonésia: 18,7 mil km2 por ano e, em terceiro, segue o Sudão, com 5,9 km2. Segundo o órgão, a principal causa pelo desmatamento na Amazônia é a retirada de madeira, o cultivo de soja e gado.
O documento revela ainda que, no mesmo período, foram devastados 73 mil km² anualmente no planeta. A região que mais desmatou foi a África Subsaariana, com aproximadamente 47 mil km² de floresta derrubada por ano. A América Latina e Caribe contabilizam 41 mil Km².
O relatório foi feito pelo Banco Mundial para avaliar em que situação se encontra o cumprimento das Metas do Milênio. Uma delas refere-se à qualidade de vida e respeito ao meio ambiente.
Segundo a tabela ao lado, publicada no documento, 13% dos países desenvolvem plenamente suas ações para promover a sustentabilidade ambiental e 67% tomaram medidas para desenvolvê-las.
De acordo com o banco, esses valores são mais elevados em países que possuem políticas e instituições mais fortes.
(Amazonia.org.br,09/04/2008)