Movimentos sociais e organizações da sociedade civil do Maranhão lançaram nesta quarta-feira (9) um abaixo-assinado requerendo do governador do estado do Maranhão, Jackson Lago, o veto ao Projeto de Lei Nº. 33/98 de autoria do deputado estadual Carlos Alberto Milhomem. Tal projeto foi aprovado pela Assembléia Legislativa e autoriza a derrubada de palmeiras de babaçu encontradas nas zonas urbanas em todo território do estado.
Na avaliação do movimento, tal medida representa um enorme retrocesso na legislação estadual e trará um impacto gigantesco no que diz respeito à sobrevivência de centenas de milhares de quebradeiras de coco, além de prejudicar a preservação do meio ambiente.
De acordo com o manifesto divulgado, as organizações pedem ao governador do estado que "envie todos os esforços para proteger este importante recurso sócio-ambiental gravemente ameaçado pela especulação imobiliária, pela derrubada, desmatamento e envenenamento das palmeiras (principalmente a espécie pindova), pelo uso abusivo e generalizado de agrotóxicos, pela queima do coco inteiro para fabricação de carvão, provocando queda no preço da amêndoa, dentre outros prejuízos. Além da regularização fundiária das áreas de extrativismo". Os interessados em assinar o documento devem enviar e-mail para forumcarajas@forumcarajas.org.br.
(
Amazonia.org.br, 09/04/2008)