O primeiro secretário da Assembléia Legislativa de São Paulo, deputado Donisete Braga (PT), visitou no último fim de semana a aldeia Índia Vanuire, em Arco-Íris, município da região da Alta Paulista, onde se sensibilizou com a preservação do meio ambiente e saneamento básico, entre outros aspectos ligados ao meio em que vive a população indígena. No local há 365 pessoas distribuídas em 67 famílias que moram numa área de 289 alqueires, dos quais 100 são de reserva florestal.
“Coloco-me à disposição para colaborar no que estiver ao meu alcance”, disse o primeiro secretário. Na aldeia, assistiu a uma apresentação de dança, elaborada por João do Artesanato, como o indígena é conhecido. O show reuniu mais de 200 pessoas. “Tenho 40 anos e nunca havia assistido a uma apresentação de dança em uma aldeia. Quando retornar à região, não deixarei de visitar novamente a aldeia”, falou o deputado.
O vereador José Roberto Pessoa aproveitou a visita do 1º secretário da Assembléia Legislativa para anunciar que encaminhou requerimento à prefeitura de Arco-Íris solicitando a construção do campo de malha, bocha e vôlei de areia, com seus respectivos kits esportivos para a aldeia. “Espero que a prefeitura atenda à solicitação até 19 de abril, Dia do Índio”, disse o vereador.
Esta foi a primeira vez que um deputado visitou a aldeia depois da criação oficial do município de Arco-Íris, há 12 anos. Na ocasião, colocou-se à disposição para trabalhar em favor do desenvolvimento econômico de Arco-Iris.
(Assessoria do deputado Donisete Braga, AL-SP, 09/04/2008)