O Conselho Estadual de Recursos Hídricos de Mato Grosso do Sul, vinculado à Secretaria de Estado de Meio Ambiente, das Cidades, do Planejamento, da Ciência e Tecnologia, publicou no Diário Oficial uma moção pública para o uso de recursos hídricos na região de Corumbá e Ladário. De acordo com o documento, a moção se justifica devido à gravidade do conflito pelo uso dos recursos em virtude da exploração mineral e siderúrgica na região do Pantanal.
Segundo informações da secretaria municipal de meio ambiente de Corumbá, a água utilizada pelas indústrias de mineração para lavar minérios é de qualidade para o consumo humano e alguns córregos, como o Urucum, estão secando devido à lavagem de minérios. O documento recomenda ao Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), ao Ceca (Conselho Estadual de Controle Ambiental) e ao Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) que, na ausência de autorização para o uso da água nos rios do Estado, adote para fins de licenciamento ambiental da atividade de perfuração de poços de captação de água subterrânea, a apresentação, por parte do interessado, de um macro estudo hidrogeológico de toda região, a ser realizado pelas empresas mineradoras e siderúrgicas que comprovem a viabilidade hídrica para exploração da sua atividade.
Ainda de acordo com a moção, o macro estudo hidrogeológico servirá de instrumento de decisão ao licenciamento das atividades de captação de água subterrânea nos empreendimentos de mineração e siderurgia.
(Midiamaxnews - MS, FGV, 09/04/2008)