O Ibama concedeu licença prévia para a produção e escoamento de petróleo e gás natural no Campo do Peregrino, na Bacia de Campos, litoral do Estado do Rio de Janeiro. A licença prévia foi assinada hoje pelo presidente do Ibama, Bazileu Margarido, e define que o empreendedor deve firmar, antes da emissão de licença de instalação, junto à Secretaria Executiva de Compensação Ambiental, termo de compromisso para cumprimento das medidas compensatórias.
Originalmente pertencente à norueguesa Anadarko, o campo foi negociado e hoje está 100% nas mãos da Statoil Hydro. O campo de Peregrino tem reservas estimadas entre 500 milhões e 700 milhões de barris de petróleo pesado. Pelo projeto inicial, Peregrino vai produzir 100 mil barris por dia. O campo foi descoberto em um bloco concedido na Segunda Rodada de Licitações da Agência Nacional do Petróleo (ANP) e deve entrar em produção em 2010.
Será o segundo campo totalmente privado a entrar em produção no País - Polvo, da americana Devon, já produz desde meados de 2007. Além de Peregrino, a Statoil Hydro tem hoje participação em 10 concessões exploratórias no País, algumas das quais aguardando assinatura de contrato com a ANP.
(Kelly Lima, Agência Estado, 09/04/2008)