Nesta sexta-feira (11/04), o seminário Gestão, Infra-estrutura e Logística de Portos, que integra o Diálogos de Convergência do Programa Sociedade Convergente da Assembléia Legislativa (AL-RS), esmiuçará temas como a administração, o funcionamento e as dificuldades relacionadas aos portos gaúchos, além de conhecer a forma como a Holanda trata esta matriz de transportes. Entre 13h30 e 18h, representantes dos governos federal e estadual, deputados e especialistas holandeses estarão reunidos no Teatro Dante Barone.
"Temas como este, de fundamental importância para o Estado, devem ser conhecidos por muita gente, por pessoas com responsabilidade política sobre o assunto ou que sejam parte de seu processo de execução", defende Alceu Moreira, presidente da Assembléia Legislativa e mentor do Sociedade Convergente. O evento é gratuito e aberto ao público.
Ele acrescenta: "O porto é hoje um gargalo, um problema que precisa ser vencido. A partir dessa discussão, a comunidade tomará consciência da importância dessa estrutura na viabilização da nossa exportação". O diretor do Fórum Democrático, João Gilberto Lucas Coelho, concorda com o presidente: "Este tema foi escolhido por ser complexo, mas vital para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul".
O deputado Sandro Boka (PMDB), um dos articuladores do seminário, explica que a idéia é sintetizar o que o governo federal projeta para os portos do Brasil, as ações que o governo gaúcho pretende botar em prática e o que pensa o diretor da Associação dos Portos de Amsterdã (Amports), um dos palestrantes da tarde. "Win Ruijgh é um expert nas parcerias público-privadas e abordará uma visão portuária de convergência entre meio ambiente, infra-estrutura, logística e administração portuária", acrescentou. "Queremos chegar a um denominador comum que tenha como norte a superação dos entraves para que o Porto do Rio Grande se transforme no Porto do Mercosul".
O chefe da Agência Comercial Holandesa, Philippe Schulman, outro painelista, explica que mostrará a forma que seu país se relaciona com os portos. "Na Holanda, 40% do transporte é fluvial. Quando se fala de infra-estrutura, todo mundo precisa olhar para o mesmo caminho. Seminários como o que acontecerá no Parlamento gaúcho contribuem para que as pessoas pensem no assunto e tenham sintonia na busca de soluções", acrescentou Schulman.
Programa
14h - Abertura: Deputado Alceu Moreira - Presidente da Assembléia Legislativa
14h15h - Painel: Gestão, Infra-estrutura e Logística de Portos - Políticas e Investimentos
Moderador: Deputado Alceu Moreira
Oradores : Deputado Sandro Boka, Coordenador da Frente parlamentar de Portos e Hidrovias; Adalberto Silveira Neto, Secretário Adjunto da Secretaria de Estado da Infra-estrutura e Logística; e José Roberto Correia Serra, Secretário Adjunto da Secretaria Especial dos Portos, da Secretaria Especial de Portos da Presidência da República
Debatedores: Wilen Manteli, Coordenador Executivo do Comitê Pró Porto do RS; e Ademir Casartelli, Sindicato dos Conferentes de Carga e Descarga do Porto de Rio Grande, membro do Conselho da Autoridade Portuária.
Intervalo
16h - Apresentação: Como o Rio Grande do Sul poderá se beneficiar da expertise Holandesa nas áreas de infra-estrutura e logística.
Philippe J.R. Schulmann, Representante Chefe da Agência Comercial Holandesa
16h15min - Palestra: Como fortalecer um Porto usando o modelo da harmonia
Win Ruijgh, Diretor da Associação dos Portos de Amsterdam (AMPORTS)
18h - Encerramento
(Por Vanesssa Lopez, Agência de Notícias AL-RS, 09/04/2008)