Os prejuízos causados pela estiagem que afeta o Rio Grande do Sul e os conflitos que envolvem agricultura e pesca em torno na Lagoa do Peixe, no município de Tavares, vão estar em debate nesta quinta-feira (10/04) na Assembléia Legislativa gaúcha. A solicitação de audiência pública para tratar dos referidos temas foi encaminhada pelo deputado estadual Jerônimo Goergen (PP).
A estiagem que afeta o Rio Grande do Sul nos últimos meses já deixou mais de 80 municípios em situação de emergência. Equipes da defesa civil seguem em alerta e de prontidão analisando e encaminhando laudos de avaliação de danos causados pela seca. A audiência pública busca encontrar mecanismos para minimizar prejuízos e gestionar junto ao governo do estado liberação de verbas para auxílio aos municípios atingidos.
Já em relação a Lagoa do Peixe a audiência pretende analisar os conflitos existentes entre as atividades de agricultura e pesca e a administração do Parque Nacional da Lagoa do Peixe. A audiência pública tem início às 9h00 da manhã desta quinta-feira na Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo, na sala José Antônio Lutzenberger da Assembléia Legislava do RS.
(Por Alexandre Farina, Agência de Notícias AL-RS, 09/04/2008)