Da tribuna da Assembléia Legislativa, o deputado Elvino Bohn Gass (PT) condenou, na sessão plenária desta quarta-feira (09/04), a manobra do governo Yeda Crusius para votar a proposta de Zoneamento Ambiental da Silvicultura (ZAS). O Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) não respeitou o pedido de vistas formulado, na sexta-feira (04/04), pela Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural (Agapan) e colocou a proposta em pauta nesta quarta-feira (09/04).
As regras estabelecem prazo de 15 dias para o pedido de vistas e nova distribuição da proposta. Uma liminar obtida pela Agapan suspendeu a sessão desta quarta-feira (09/04). Irredutível, o governo tucano tenta derrubar a liminar e manter a reunião. “As coisas não podem ser feitas assim, a toque de caixa”, frisou o deputado.
Bohn Gass reafirmou que o PT não é contra a instalação de novos empreendimentos no Rio Grande do Sul. “O zoneamento precisa respeitar o bioma pampa. O governo Yeda Crusius tem de observar a legislação”, advertiu o parlamentar, que é vice-líder da bancada do PT na Assembléia gaúcha.
(Por Stella Máris Valenzuela, Agência de Notícias AL-RS, 09/04/2008)