Secretarias da Agricultura e Habitação estão priorizando perfuração de poços artesianos nos municípios com situação de emergência decretada
O governo do Estado abriu 21 poços artesianos, nos últimos 15 dias, em 11 municípios gaúchos atingidos pela estiagem. A força-tarefa criada por determinação da governadora Yeda Crusius para atender todos os municípios em situação de emergência envolve a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio e a Secretaria de Habitação, Saneamento e Desenvolvimento Urbano. Juntas, as duas pastas atenderão, em 30 dias, 15 municípios com graves problemas de abastecimento de água devido à falta de chuvas. A prioridade é atender os 80 municípios com situação de emergência decretada.
A Secretaria da Agricultura, por meio do DCM (Departamento de Comandos Mecanizados), já perfurou 10 poços artesianos em Maçambará, São Luiz Gonzaga, Novo Barreiro, Campina das Missões e Coronel Bicaco. Cada um recebeu dois novos poços artesianos. A Secretaria da Habitação abriu 11 poços em Três Passos, Fortaleza dos Valos, Lagoa dos Três Cantos, Braga, Cândido Godói e Taquaruçu do Sul.
Agora, as perfuratrizes de alta profundidade (acima de 200 metros) do DCM irão para Novo Tiradentes e Maximiliano de Almeida. O diretor do DCM, Ony Lacerda, diz que já recebeu pedidos para abertura de poços em outros dois municípios, Marcelino Ramos e Cristal do Sul, que serão atendidos na seqüência. "Estamos trabalhando com três máquinas e recuperando uma quarta para poder agilizar ainda mais a abertura de poços no Estado", destaca.
Na Habitação, que possui máquinas com capacidade de perfuração inferior a 200 metros, ainda serão abertos 16 poços em oito municípios (2 em Três Passos; 1 em Cândido Godói; 2 em Miraguaí; 2 em Vista Alegre; 2 em Tuparendi; 2 em Vila Nova do Sul; 3 em Seberi; e 2 em Porto Lucena)
Balanço
Desde o início de 2007, o DCM abriu 54 poços artesianos em todo o RS. Ainda foram reservados locais para perfuração de outros 64 poços, com abertura já programada. A Secretaria da Agricultura também construiu 263 açudes, recuperou 175 km de estradas vicinais e canalizou 15,5 quilômetros de redes de água.
O secretário da Agricultura, João Carlos Machado, revela que estas obras beneficiaram quase 8 mil famílias em 94 municípios. "O investimento alcança cerca de R$ 6 milhões", observa. O secretário da Habitação, Marco Alba, ressalta que, desde janeiro de 2007, a sua pasta realizou a abertura de 197 poços em 103 municípios gaúchos. "Há uma imensa demanda reprimida, que estamos tentando recuperar", observa. Alba fala que colocou uma terceira máquina em conserto para aumentar o atendimento aos municípios.
(Governo do RS, 09/04/2008)