Recursos são referentes à Consulta Popular
R$ 3 milhões da Consulta Popular liberados para combate à seca
Serão liberados pelo governo do Estado, na próxima terça-feira (15), R$ 3 milhões para obras contra prejuízos causados pela estiagem, em 85 municípios onde foi decretada situação de emergência. Os recursos são referentes à Consulta Popular e atendem a demandas apontadas como prioritárias pelas comunidades.
Ao fazer o anúncio, nesta quarta-feira (9) à tarde, a governadora Yeda Crusius elogiou a rapidez com que foi concluído o trabalho realizado pela força-tarefa montada para socorrer as regiões atingidas, a partir da Secretaria Geral de Governo e com a participação de secretarias e órgãos estaduais que tratam da água e da produção animal e vegetal.
Dos 17 poços artesianos solicitados, 14 foram construídos em prazo inferior a 30 dias pelas secretarias de Agricultura, Pecuária e Agronegócio e de Habitação, Saneamento e Desenvolvimento Urbano. De acordo com o secretário da Agricultura, João Carlos Machado, dentro de mais 30 dias, no máximo, deverá estar zerada uma demanda histórica de regiões que têm suas atividades agropecuárias castigadas pela seca.
Todas as máquinas pertencentes à Secretaria da Agricultura, por exemplo, estão sendo utilizadas prioritariamente para prestar a essas regiões não só a abertura de poços artesianos, mas também outros serviços, como a construção de bebedouros. Além das ações para resolver os problemas causados pela estiagem e evitar que venham a ocorrer daqui para a frente, o Estado liberou recursos para plantação de forrageiras, o que possibilita aumento da produção de leite.
“O importante é que as secretarias detectaram quais as providências deveriam ser tomadas imediatamente durante a emergência, em vez de esperar recursos para recuperar os prejuízos depois. As áreas de emergência estão sendo olhadas pelo governo estadual como regiões onde primeiro devem chegar os recursos disponíveis”, disse a governadora, reconhecendo também a importância da participação da Emater, da Fetag e das prefeituras na rede montada pelo Estado em benefício dos municípios.
(Governo do RS, 09/04/2008)