O lançamento de uma cartilha de educação ambiental voltada ao comércio, com enfoque na poluição visual, foi tema de encontro na manhã desta quarta-feira, 9, na sede da Secretaria Municipal do Meio Ambiente. A reunião contou com a participação do secretário Miguel Wedy, do supervisor de Meio Ambiente da Smam, Maurício Fernandes, do representante do Departamento de Marketing do Sindicato dos Lojistas do Comércio de Porto Alegre (Sindilojas), Alexandre Baumgarten, e da Equipe de Combate e Controle da Poluição Visual da Secretaria.
A iniciativa tem como objetivo uma agenda conjunta de trabalho visando à regularização das fachadas (letreiros) dos estabelecimentos comerciais, dentro da campanha Porto Visual Alegre. A intenção da Smam não é multar o comerciante, mas orientá-lo.
Num primeiro momento, serão impressos 20 mil exemplares da cartilha em papel reciclado. A previsão é de que até o final do mês o material esteja pronto para a primeira ação, que será desencadeada nas avenidas Azenha e Assis Brasil, como projeto piloto, para que esses logradouros passem a ser modelo positivo, provocando a opinião pública.
(Prefeitura de Porto Alegre, 09/04/2008)