Pesquisa sobre o assunto, palestra e fiscalização ensinam como cada pessoa pode contribuir com a campanha nacional de combate à doença
Lajeado - Alunos, pais e professores da Escola Municipal Campestre estão fazendo o seu papel no combate à dengue. Por meio do projeto de vida saudável, no qual foram abordados itens importantes, como a higiene nas suas várias formas, surgiu também a preocupação com a doença. Para isso realizam atividades específicas sobre tudo o que envolve as questões da moléstia. Os pais também participaram.
Numa primeira etapa os pais formularam perguntas para posterior pesquisa dos alunos. Uma palestra também foi realizada na escola com a colaboração de uma equipe da Secretaria Municipal da Saúde. Foram apresentados slides, dados históricos, informações sobre focos do mosquito transmissor e como a situação alcançou o Rio Grande do Sul.
O projeto específico começou há duas semanas e irá prosseguir enquanto for necessário. O assunto também virou paródia de músicas, como a letra Semente, interpretada por Armandinho, e que se transformou em um hino contra a dengue.
O trabalho de prevenção ocorre também fora da sala de aula. Em casa os estudantes procuram repassar o que aprenderam e na escola a fiscalização também é feita.
Conforme a professora Ivana Dahm, eles andaram pelo pátio em busca de água parada e possíveis embalagens com acúmulo do líquido. "O interesse é geral. Eles já perceberam a importância do papel de cada um nessa luta", diz a professora. As alunas Stefani Kappes Ross (9) e Alana Gabriela Kuffel (9) aprenderam a lição. "Os pneus devem ser guardados em local seco, devemos cuidar para não deixar água parada em vasos e outros recipientes. Para quem tem cachorro, a dica é limpar bem o pote de água dele", comenta Stefani. "A dengue é uma doença que pode matar, então todos devemos ficar de olho", alerta Alana.
O próximo passo será a utilização de mapas e um estudo mais aprofundado sobre os pontos mais críticos. Ivana explica que além do aspecto factual e de interesse comum ela procura utilizar os diversos conteúdos escolares para tratar do assunto, como Matemática, Português, Ciências, Geografia e outras.
(Por Rita de Cássia da Silva, O Informativo do Vale, 09/04/2008)