Será nesta quarta-feira (9), no auditório do Cidec, Campus Carreiros, a abertura do 2º Congresso Nacional de Alfabetização e Educação Ambiental. O evento acontecerá até sexta-feira à noite e vai reunir professores, educadores ambientais, estudantes de graduação e pós-graduação, com a intenção de compartilhar experiências, saberes e conhecimentos científicos sobre as questões socioambientais implicadas nas práticas educativas e na formação de educadores.
Os eixos temáticos do congresso organizado pela Furg são: formação de educadores; educação de jovens e adultos; alfabetização e letramento; educação ambiental na escola; educação ambiental informal e não-formal; fundamentos e políticas públicas em educação ambiental. A abertura oficial do congresso será às 19h desta quarta, no Cidec, seguida de um momento cultural e da conferência do professor Nilton Bueno Fischer, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Ele falará sobre Alfabetizar para Habitar a Terra.
Na quinta e sexta-feira, o congresso acontece nos três turnos, com diversas conferências, mesas-redondas, apresentação de pôsteres e comunicações orais. Entre os palestrantes, estão os professores Joaquin Paredes Labra, da Universidade Autônoma de Madrid; Isabel Cristina Moura Carvalho, da Ulbra; Valdo Barcelos, da Universidade Federal de Santa Maria; Luiz Percival Britto, da Unisc; Philippe Pomier Layrargues, do Ministério do Meio Ambiente; Aloísio Ruscheinsky, da Unisinos; Clarice Traversini, da UFRGS, e Carlos Frederico Loureiro, da Federal do Rio de Janeiro, além da doutoranda Liana Borges, coordenadora do Fórum Estadual de EJA do RS.
(Jornal Agora, 09/04/2008)