Veículo tem capacidade de armazenar 8 metros cúbicos de resíduos e custou R$ 160 mil
São Leopoldo - A Secretaria Municipal do Meio Ambiente recebeu nesta terça-feira (8) o segundo caminhão para coleta seletiva no município. A entrega foi feita pela SL Ambiental, do Grupo Vega Engenharia Ambiental, empresa responsável pela coleta de lixo em São Leopoldo. O veículo, que custou R$ 160 mil, tem capacidade de armazenar 8 metros cúbicos de resíduos, facilitando o recolhimento em determinados locais, além de contar com sistema mecânico de containerização. O ato ocoreu em frente à Prefeitura e contou com
a presença do Chefe do Executivo, Ary Vanazzi e o titular da Semman, Darci Zanini.
“Estamos implantando um sistema bem mais ágil. Antes a coleta era realizada individualmente em cada ponto. Agora os catadores reúnem os resíduos em um ponto e o caminhão passa para recolher", explica Zanini. O caminhão faz parte do Programa Coleta Seletiva Compartilhada, que atualmente é realizado em 15 bairros e empresas da cidade, totalizando 100 pontos. O objetivo é atender 100% dos bairros leopoldenses. "Com o avanço do Programa, houve a necessidade de usar mais um caminhão coletor. O objetivo da Semmam é que até o final de 2008 toda a cidade receba a coleta seletiva", afirmou o secretário.
Segundo o prefeito, além de modificar a aparência da cidade, o programa vem gerando emprego e renda para muitas pessoas. “Esta fórmula de coleta seletiva foi bastante elogiada em uma convenção que estivemos na Itália. Temos hoje, o melhor projeto de coleta seletiva do Brasil”, destacou o prefeito. Através da proposta foram gerados em torno de 120 postos de trabalho.
(Jornal NH, 08/04/2008)