Prefeitura está incrementando a infra-estrutura de ruas, entre outras melhorias nas vilas
Novo Hamburgo - Durante todo o dia de ontem (8), a comunidade do bairro Canudos pode experimentar e comemorar as mudanças nas ruas resultantes das atividades da ação integrada Família em 1º Lugar, uma iniciativa da Prefeitura, coordenada pela Secretaria de Trabalho, Cidadania e Assistência Social (Stcas) e que consiste num esforço concentrado das secretarias em levar serviços e infra-estrutura para os bairros mais vulneráveis.
No Loteamento dos Eucaliptos, por exemplo, equipes da Secretaria de Obras Públicas (Semop) estão trabalhando na instalação da rede pluvial, de centrais de esgoto e no alargamento de bueiros nas ruas 1, 2, 3 e 4. Maria Conceição da Silva, 33 anos, que reside no loteamento e é proprietária de um pequeno estabelecimento comercial na esquina das ruas 3 e 4, mostrou-se feliz ao ver as obras. Ela conta que, quando chove, a água empossa no local, causando muitos transtornos, situação que está sendo resolvida com os investimentos. "Agora poderemos caminhar em dias de chuva sem nos sujarmos de barro e as crianças poderão ir à escola com mais facilidade. Também será mais tranquilo para a saúde, pois não haverá mais água parada".
Enquanto equipes da Semop trabalhavam na infra-estrutura das ruas, na escola municipal Francisco Xavier Kunz equipes da Secretaria de Saúde (Semsa) atendiam a população em uma unidade de saúde móvel onde foram oferecidos serviços de pesagem, medição da pressão arterial e atendimento médico. A auxiliar de cozinha Marinês Corrêa, 35 anos, acompanhou seu marido, Pedro Mayer, 42, portador de deficiência física, na consulta. "Foi muito bom, o médico explicou tudo com muita atenção e saímos daqui satisfeitos. Assim fica mais fácil consultar, não precisamos pegar ônibus e logo podemos voltar pra casa", conta ela que elogiou as facilidades e melhorias que esse tipo de iniciativa oferece à comunidade.
Em outro ponto do bairro, nos arredores da escola Arnaldo Reinhardt, a ação integrada deu continuidade à pavimentação de ruas. Ana Maria Fátima dos Santos, 37 anos, doméstica e moradora de umas das vias que já receberam asfalto, a 15 de Maio, elogiou a obra realizada no turno da manhã. "Agora melhorou bastante, não vai mais ter o pó que levantava em dias secos e nem o barro que ficava em dias de chuva. Assim fica muito melhor para nós aqui da rua".
Durante o dia, a programação contou também com a visita de alunos do Núcleo de Atendimento Sócio Educativo em Meio Aberto (Asema) Mundo da Criança à Comusa e à Central de Reciclagem do bairro Roselândia. Houve ainda agendamento de exames de colo uterino e ênfase em métodos anticoncepcionais nas UBSs Iguaçu e Canudos. Outro destaque do dia foram as atividades destinadas ao público da terceira idade realizadas no CTG Essência da Tradição.
(Jornal NH, 08/04/2008)