Evento ocorre em 18 e 19 de abril na Assembléia Legislativa
O Secretário do Meio Ambiente de Porto Alegre, Beto Moesch; o ex-presidente da Fepam, ex-secretário estadual do Meio Ambiente e atual assessor técnico do SAMAE de Caxias do Sul, Cláudio Dilda; e a doutora em Comunicação e professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Ana Maria Dalla Zen estão confirmados na programação do II Fórum Estadual Integrando Meio Ambiente à Vida. O evento será nos dias 18 e 19 de abril, no Teatro Dante Barone da Assembléia Legislativa, em Porto Alegre, numa realização do Instituto Arte, Meio Ambiente e Educação (AME).
No dia 18, Beto Moesch, um dos idealizadores do Código do Meio Ambiente do RS, falará sobre comunicação e sustentabilidade. Dalla Zen, que atua na área de ação cultural e metodologia da pesquisa científica e é docente da UFRGS, fará palestra focando "Ciência, razão e paixão: as novas perspectivas do conhecimento na contemporaneidade".
O encerramento do Fórum, no dia 19, será com Cláudio Dilda, graduado em história e com larga atuação na área ambiental. Sua palestra será sobre "Pensar Globalmente, Agir Localmente – Produção, Consumo e Solidariedade no Antropoceno", destacando afinidades e contradições entre os conceitos de crescimento e desenvolvimento numa sociedade globalizada.
Os painéis do Fórum apresentarão projetos bem-sucedidos de gestão ambiental e de inclusão social desenvolvidos por empresas, universidades e prefeituras. Conforme a presidente do Instituto AME, Noara Tubino, o diferencial do evento é que todas as palestras estarão disponíveis em braile, pois uma parte do público-alvo do Fórum é formada por educadores que trabalham com deficientes visuais.
– Este é o aspecto de inclusão que o fórum estará agregando à temática ambiental – enfatiza Noara Tubino.
A proposta ampla do evento é compartilhar experiências de sucesso no trato com as questões ambientais aplicadas pela iniciativa privada e por órgãos públicos.
– Esses projetos serão mostrados sob a ótica da sensibilidade que cada um deve ter para despertar na coletividade o amor à natureza e, assim, ajudar a conserva-la, promovendo uma sociedade melhor agora e proporcionando condições de vida com qualidade suficiente para a sobrevivência das gerações que vêm por aí – alerta a organizadora do Fórum Estadual.
As inscrições para o II Fórum Estadual Integrando Meio Ambiente à Vida estão abertas. Basta acessar www.institutoame.com.br.
(ClicRBS, 08/04/2008)