Estréia do caminhão foi ontem (8), com lixo seco de 11 famílias
Coleta seletiva: recolhimento iniciou ontem nas casas de famílias cadastradas
A implantação da coleta seletiva do lixo em Cachoeira do Sul está dando os primeiros passos. Enquanto ainda não tem roteiro definido, aguardando a sensibilização da comunidade, o caminhão especial para o serviço recolhe apenas o lixo dos cadastrados na Prefeitura. A estréia do projeto ocorreu no final da tarde de ontem, com recolhimento do lixo reciclável de 11 famílias que se inscreveram na Prefeitura.
Todas as terças-feiras, em caráter experimental, o caminhão da seletiva buscará o lixo dos cadastrados. Em paralelo ao recolhimento, uma campanha de conscientização começa a chegar nas escolas. Além da publicação de peças publicitárias, foram confeccionados 30 mil folhetos com explicações e orientações sobre coleta seletiva, material que está sendo distribuído nas escolas e deve chegar também a estabelecimentos comerciais e residências.
“A população precisa saber sobre a importância desse processo e de que forma pode colaborar”, entende o secretário municipal de Obras, Hélio Mercadante, que está coordenando a campanha. A estimativa do prefeito Marlon Santos é de que em dois meses a coleta de recicláveis seja feita nos mesmos moldes do recolhimento de lixo orgânico, com o caminhão especial passando pelo menos duas vezes por semana em cada rua da cidade. Todo o material arrecadado será repassado inicialmente para a Eco +, empresa que cuida do aterro sanitário municipal. A idéia de Marlon é dividir o lixo entre catadores, mas ainda não encontrou a fórmula para contemplar todos os trabalhadores informais que recolhem recicláveis pela cidade. Quem quiser se cadastrar para ter o lixo reciclável recolhido deve telefonar para 3724-6001 ou comparecer na Prefeitura.
(Por Patricia Loss, Jornal do Povo, 09/04/2008)