O Seminário sobre Gestão, Infra-estrutura e Logística dos Portos, promovido pelo Fórum Democrático, acontece na próxima sexta-feira (11/4), a partir das 13h30min, no Teatro Dante Barone. Deputados da Região Sul do Estado acreditam que o papel do Parlamento, ao promover eventos desse tipo, é mediar conflitos entre as partes e buscar a convergência.
Para o coordenador do Fórum Democrático, João Gilberto Lucas Coelho, o seminário é uma ferramenta colocada à disposição da sociedade para que sejam superados os gargalos existentes visando ao desenvolvimento da Região Sul do Estado. "O tema dos portos foi escolhido por ser complexo, mas vital para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul", avalia Lucas Coelho.
O deputado Adilson Troca (PSDB), natural de Rio Grande, ressalta a importância do porto rio-grandino, considerado o segundo maior do País. "Para o Rio Grande do Sul, o porto do Rio Grande é sinônimo de desenvolvimento e riqueza, pois grande parte das importações e exportações do Estado passam por ele", afirma Troca.
Para Troca, o porto é o futuro da economia gaúcha e cita os investimentos que o Estado vem recebendo com a construção da plataforma P-53, da Petrobras, obras no Dique Seco, além de terminais da Votorantim e Aracruz em São José do Norte. "Este seminário será importante para debater e apresentar experiências novas que possam ser aplicadas aqui no nosso porto", avalia o deputado.
Para o deputado Nelson Härter (PMDB), de Pelotas, o papel da Assembléia é fazer mediação, buscando alternativas para o desenvolvimento e ao mesmo tempo tentar estimular o setor empresarial para que use a hidrovia. Härter salienta que o passo seguinte é encontrar as alternativas para resolver a questão portuária.
O parlamentar cita o caso de terminais portuários que não possuem guindastes apropriados para fazer o transporte de contêineres ou que não estão aparelhados com terminais para atracamento de barcaças. "O objetivo do seminário é justamente trazer as experiências e o setor para a discussão e a partir daí, estimular para que se desafogue as nossas rodovias", diz Härter.
O deputado Sandro Boka (PMDB), Coordenador da Frente parlamentar de Portos e Hidrovias, revela que o objetivo do seminário é trazer para a pauta uma grande discussão sobre gestão e infra-estrutura e logística de portos, aproveitando uma visão e experiência internacional que será apresentada pelo gestor de quatro terminais portuários da Holanda.
O seminário contará com a participação de autoridades ligadas à àrea portuária, como é o caso do diretor da Associação dos Portos de Amsterdam (Amports), Win Ruijgh, que cumprirá uma agenda de visitas aos portos da Capital e de Rio Grande e falará da experiência holandesa em relação ao setor. Além de Ruijgh, estará presente o chefe da Agência Comercial Holandesa, Philippe J. R. Schulmann.
(JC-RS, 09/04/2008)