O deputado estadual Jerônimo Goergen (PP) comemora a medida que vai possibilitar andamento de mais de cem processos parados no órgão ambiental. O convênio entre Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) e Emater já é uma realidade e vai beneficiar produtores de suínos do RS. Atualmente, cerca de 111 processos relativos a liberação para a suinocultura em granjas do estado estão trancados na Fepam, devido às dificuldades que o órgão ambiental enfrenta na concessão de liberações, em face da estrutura funcional reduzida. Com o convênio, assinado em 31 de março, a Emater entra no processo como agente que fará a auditagem de processos, agilizando liberações dentro da Fepam.
As tratativas em torno do convênio foram encaminhadas no final de março, em audiência solicitada pelo deputado estadual Jerônimo Goergen(PP) com a presidente da Fepam, Ana Pellini, que contou com a presença também do presidente da Associação de Criadores de Suínos do RS (ACUSRS), Valdecir Folador. Na ocasião a presidente da Fepam garantiu total apoio ao convênio, firmando compromisso em empenhar-se para tratar do assunto junto a Emater. Em um primeiro momento, a Emater irá fazer vistorias e laudos em 111 propriedades de suinocultores, de um total de 680 processos envolvidos no convênio com a Fepam. Todo o material será levantado por técnicos da Emater nas regiões onde se encontram propriedades a ser vistoriadas.
O presidente da ACSURS comemora a notícia: “ Com a oficialização do convênio haverá agilização de processos para que os produtores obtenham a licença de operação de granjas. Desta forma a produção será dentro da legalidade o que dará tranquilidade aos criadores, trazendo reflexos positivos em todos os setores do estado, agregando ainda mais valor ao produto”, diz Valdecir Folador.
Para o presidente da Emater Mário Nascimento, a medida só vai beneficiar a cadeia produtiva da suinocultura do estado: “Esta é mais uma parceria que temos com a Fepam. Além de auxiliar o setor da suinocultura gaúcha, o convênio também representa novas receitas para a Emater. A sintonia entre a Secretaria do Meio Ambiente, Fepam e Emater, vem crescendo e se consolidando cada vez mais, o que só beneficia o RS como um todo , afirma Nascimento.
O deputado Jerônimo Goergen entende que o convênio garante além da agilização dos processos, uma firme posição dos órgãos oficiais pra as questões ambientais envolvidas: “ É um grande avanço para o setor da suinocultura do estado porque dá tranquilidade aos produtores, que vão poder seguir trabalhando devidamente legalizados. A Fepam terá importante auxílio com a participação da Emater na operação e fiscalização de processos”, enfatiza Jerônimo.
(Por Alexandre Farina, Agência de Notícias AL-RS, 08/04/2008)