A Câmara Municipal de Porto Alegre realizará quatro debates sobre os principais problemas estruturais da Capital entre maio e junho em evento denominado Fórum Porto Alegre/Futuro. O presidente do Legislativo, vereador Sebatião Melo (PMDB), explica que o objetivo é discutir as principais deficiência de infra-estrutura da cidade e oferecer alternativas de planejamento.
O lançamento do Fórum Porto Alegre/Futuro ocorre nesta quarta-feira (09/04), às 9h30min, no Hotel Blue Tree Millenium, localizado na Avenida Borges de Medeiros, 3.120. As conclusões dos quatro debates serão discutidas em evento a ser realizado em julho.
Para a realização do Fórum, a Câmara terá como parceiros a Sociedade de Engenharia do Rio Grande do Sul (Sergs), o Instituto dos Arquitetos do Brasil - RS (IAB/RS), a Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (Asbea), e a Confederação Nacional dos Municípios (CNM). O coordenador das atividades é o professor e ex-secretário do Planejamento do Estado, João Carlos Brum Torres.
Programação
O primeiro debate será no dia 21 de maio sobre mobilidade urbana que versará sobre questões de trânsito, transporte viário, transporte coletivo e circulação viária. No dia 28 as discussões envolverão temas sobre desenvolvimento econômico com os subtemas indústria e serviços tradicionais, setores emergentes, saúde, tecnologia da informação e turismo e lazer.
A terceira discussão, marcada para o dia 11 de junho, tratará sobre questões de urbanismo sustentável, a partir do debate sobre habitação, saneamento básico e regularização fundiária. O último debate, no dia 18 de junho, versará sobre a dinâmica e a estética urbana, com análise de temas como identidade urbana e dinâmica de bairros, criação e preservação, além de praças, parques, shoppings e monumentos.
As conclusões e os encaminhamentos serão tema de um fórum municipal, no dia 23 de julho, que deverá encaminhar propostas de solução e alternativas. “Teremos a presença de convidados nacionais e internacionais para debater as conclusões e apresentar soluções que servirão de base para a criação do Instituto de Altos Estudos para o Desenvolvimento de Porto Alegre”, explica Brum Torres.
(Por Gilberto Jasper, Ascom CMPA, 08/04/2008)