Assustados com a cor da água que saía das torneiras de algumas casas, na sede do município de Santa Rita, moradores coletaram o líquido e enviaram ao Programa de Controle de Qualidade de Alimentos e Água da Ufma (PCQA) a fim de que fosse analisado. Após a análise, foi concluída a existência de sujeira na água e que ela está fora dos padrões para consumo.
A coleta da água aconteceu no dia 18 do mês passado e o resultado da análise saiu no dia 24. Os técnicos da Ufma detectaram apenas a existência de coliformes totais no líquido. De acordo com a coordenadora do PCQA, Adenilde Ribeiro Nascimento, isso quer dizer que existem sujeiras na água, sendo descartada a existência de coliformes termotolerantes, o que apontaria a presença de bactérias fecais. “A água estava suja, portanto era imprópria para ser consumida, mas não encontramos fezes no liquido analisado”, esclareceu a coordenadora.
Os moradores informaram que muitas pessoas tiveram diarréia, e acreditam ter sido motivada pelo consumo de água contaminada. Eles acham que o tratamento da água em Santa Rita é precário, pois a estação do lugar é pequena para o volume de água.
Caema – A Companhia de Águas e Esgotos do Maranhão (Caema), por meio de sua assessoria de comunicação, informou que houve um vazamento na tubulação que serve Santa Rita, sendo necessário o esvaziamento dela para o conserto. Nesse momento, ainda segundo a companhia, é comum a entrada de sujeira para dentro dos tubos, mas já foi feito o reparo, não havendo mais vazamento e nem água contaminada.
(Jornal Pequeno - MA,
FGV, 08/04/2008)