Acompanhado de uma comitiva de empresários, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva realiza visita de Estado à Holanda nos dias 11 e 12 para estreitar as relações bilaterais.A expectativa é de que sejam fechados acordos de cooperação em áreas como portos, transporte marítimo e logística, educação superior e profissional superior, bioenergia e biocombustíveis, patrimônio cultural e no âmbito do programa Parceira em Águas, segundo informou ontem o porta-voz da Presidência da República, Marcelo Baumbach.
Em Haia, o presidente Lula fará um pronunciamento em simpósio sobre temas globais, onde abordará o papel do Brasil no cenário internacional. Também participa da cerimônia de encerramento do Seminário Empresarial Brasil-Holanda, onde serão feitas exposições sobre o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Já foi confirmada a participação de 85 empresários brasileiros no evento.
Um dos temas de interesse de negociação com a Holanda são os biocombustíveis, de acordo com Baumbach. Segundo ele, o presidente irá levar a mensagem de que os biocombustíveis "são não apenas uma oportunidade para muitos países se desenvolverem social e economicamente, como também são uma alternativa mais limpa e que provoca menor dano ao meio ambiente". Da parte do Brasil, Baumbach afirmou que há interesse em trocar informações com a Holanda na área portuária.
Além de sua visita Haia, onde fica a sede do governo da Holanda, o presidente Lula irá visitar a capital Amsterdã e ainda irá a Praga, capital da República Tcheca.
(Valor Online,
FGV, 08/04/2008)