Lula recebe governadores do NE para tratar de danos causados na regiãoApós se reunir com oito governadores do Nordeste para discutir os danos causados pelas chuvas na região, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva mandou o Ministério do Desenvolvimento Agrário estudar a possibilidade de estender o programa Garantia Safra, espécie de seguro para agricultores, para compensar as perdas de plantações também por chuva. Hoje, o programa garante o benefício apenas para a perda de safra por estiagem. Caso haja essa possibilidade, uma medida provisória deverá ser editada com a alteração, segundo o ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima. Teriam direito apenas os agricultores já estão inscritos no Garantia Safra.
Na semana passada, o governo editou uma outra medida provisória liberando R$540 milhões para as áreas atingidas pelas chuvas: Rio Grande do Norte, Piauí, Maranhão, Ceará, Paraíba e Pernambuco. Esse valor será repartido igualmente para três ações: prevenção, socorro emergencial e recuperação dos danos.
O ministro estimou que os recursos anunciados devem ser suficientes para atenuar os problemas. Ele afirmou que Lula determinou aos ministros envolvidos com a situação que agilizem a liberação de recursos.
- O presidente determinou urgência para ultrapassar entraves burocráticos para atender à população - afirmou.
O governador do Ceará, Cid Gomes, elogiou a iniciativa do governo federal de ouvir os governadores dos estados mais atingidos.
- A reunião foi mais um gesto simbólico do presidente para demonstrar sua preocupação com a situação.
Além de Cid, participaram da reunião os governadores Jaques Wagner (Bahia), Teotônio Vilela Filho (Alagoas), Eduardo Campos (Pernambuco), Jackson Lago (Maranhão), Wellington Dias (Piauí), Cassio Cunha Lima (Paraíba) e Wilma de Faria (Rio Grande do Norte).
(O Globo,
FGV, 08/04/2008)