Fiscais do Ibama e policiais do Batalhão de Polícia Ambiental do Pará (BPA) apreenderam cerca de 6,1 mil kg de palmito em conserva na última quinta-feira, dia 3, no município de Breves, a 228 km de Belém. O proprietário dos palmitos não apresentava guia florestal emitida pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e, por isso, foi multado em R$ 610,8 mil pela infração.
De acordo com o coordenador da operação, Gunther Barbosa, os produtos estavam sendo transportados por um barco à capital paraense, onde seriam distribuídos para o setor industrial. “Além do palmito, apreendemos o barco, porque, nos casos de transporte irregular, também apreendemos o veículo”, informa Gunther.
Essas ações fazem parte da operação Estreito, onde o Ibama, em parceria com o BPA, está atuando desde o dia 3 deste mês em Breves e em todo o arquipélago do Marajó, com o objetivo de combater o transporte irregular de madeiras e subprodutos da floresta amazônica nos rios da região. A ação vai continuar por tempo indeterminado.
(
Ibama, 08/04/2008)