Quais as alternativas de desenvolvimento da Capital para os próximos 20 anos nas áreas de transporte, urbanismo e economia?
É para responder a essa pergunta que a Câmara de Vereadores de Porto Alegre lança, nesta quarta-feira (09/04), o projeto Porto Alegre/Futuro, uma série de debates que pretende discutir as estruturas da cidade e propor caminhos.
Desde janeiro, quando reuniu representantes da sociedade civil para debater a Capital, a Câmara vem planejando o projeto. A intenção é fazer das quatro discussões, de maio a junho, o alicerce do futuro Instituto de Altos Estudos para o Desenvolvimento da Cidade.
- Porto Alegre é reconhecida internacionalmente como centro de debates, mas acabamos não discutindo questões da própria cidade. Precisamos ter mais clareza sobre isso, o crescimento dos bairros e para onde estamos indo - diz o coordenador do projeto, João Carlos Brum Torres.
Quatro grandes temas serão tratados no Porto Alegre/Futuro: Mobilidade Urbana, Desenvolvimento Econômico, Urbanismo Sustentável e Dinâmica e Estética Urbana. O local dos encontros ainda não está definido.
Debates formarão documento Porto Alegre do Futuro
O primeiro debate ocorre dia 21 de maio, levantando os desafios de trânsito, transporte e circulação. No dia 28 de maio, é a vez de avaliar a indústria, serviços tradicionais, setores emergentes, turismo e lazer.
A terceira discussão ocorrerá em 11 de junho, tratando de habitação, saneamento básico e regularização fundiária. O ciclo se encerra no dia 18 de junho, versando sobre a identidade urbana e a dinâmica dos bairros, praças e monumentos.
As conclusões e propostas serão temas de fórum municipal no dia 23 de julho. O resultado do projeto, além de fornecer as bases para o instituto, resultará no documento Porto Alegre do Futuro, que deve ser entregue ao prefeito José Fogaça.
(Zero Hora, 08/04/2008)