ONGs pediram, na última sexta (04/04) vistas à
proposta de Zoneamento Ambiental da Silvicultura no Rio Grande do Sul e a reunião do Conselho Estadual de Meio Ambiente ficou para esta quarta (09/04). Segundo ambientalistas, o texto elaborado pela estadual Fepam e alterado por grupos técnicos do Conselho, "abriu as porteiras" e não traz praticamente nenhuma restrição às lavouras de eucaliptos e de pinus. Afinadíssimo com os silvicultores, o secretário estadual do Meio Ambiente, Carlos de Moraes, avisou que "O governo poderia ter aprovado o zoneamento a hora que quisesse, mas temos procurado, acima de tudo, prestigiar a autoridade desse conselho". Ah, tá!
Com regras, por favorO imbróglio sobre os plantios de árvores exóticas no Rio Grande do Sul já pede ação urgente do Ministério Público Federal, pois governo estadual e empresariado não vêem barreiras em sua
missão de dominar o Pampa para as lavouras. Nada contra plantar árvores, O Eco já frisou, mas a atividade precisa de limites e de regras. Mas como as empresas compraram muita terra antes da proposta de zoneamento ser fechada, agora querem romper qualquer regulação à atividade e alterar leis estaduais e federais. A queda-de-braço promete.
(
O Eco, 07/04/2008)