Pelo menos 30 carros desmanchados foram encontrados nesta segunda-feira em uma mata fechada, na área de proteção ambiental Fazenda do Carmo, região do Parque do Carmo, zona leste da capital. Por volta das 15h, homens da Guarda Civil Metropolitana (GCM) localizaram carcaças e peças de veículos na mata, numa área que havia sido delimitada com toras de madeira. A GCM recebeu uma denúncia anônima informando que os carros eram escondidos perto da Estrada Fazenda do Carmo.
Segundo os guardas, o desmanche funcionava no local há cerca de seis meses. Os criminosos abriram na mata trilhas e escondiam os veículos cerca de 200 metros depois do início desses caminhos. Duas carcaças foram jogadas em uma nascente dentro do parque. Apenas um veículo intacto foi recuperado e devolvido para o dono.
A polícia acredita que as peças dos carros roubados eram vendidas em comércios da região. Nessa manhã, guardas ambientais tentarão localizar novos veículos na mata.
Ainda na zona leste, cerca de três horas depois, policiais militares encontraram um galpão escondendo veículos desmanchados na Rua Alberto de Franco, na Penha. Assim que notaram a chegada da PM, os criminosos fugiram.
(O Globo, 08/04/2008)