O governador de Roraima, Anchieta Júnior (PSDB), entrou ontem com ação no Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo a suspensão da operação da Polícia Federal de retirada dos não-índios da reserva indígena Raposa Serra do Sol. Segundo ele, há risco de "derramamento de sangue". "Queremos acabar com esse clima de tensão para evitar a perda de vidas", argumentou.
Na semana passada, Anchieta Júnior não obteve sucesso ao solicitar a suspensão da operação ao Ministério da Justiça. Na ação cautelar com pedido de liminar ele requer que o julgamento seja feito pelo ministro Carlos Ayres Brito, relator dos processos sobre litígios na terra indígena.
Ontem, os protestos contra a desocupação chegaram à fronteira com a Venezuela. Manifestantes bloquearam a BR-174, em Pacaraima. Uma pessoa foi presa, com dinamite e bombas caseiras.
PROTESTO
Cerca de 200 índios de diversas etnias ocuparam ontem a BR-364, em Mato Grosso. O protesto foi contra mudanças administrativas que retiravam autonomia financeira da regional da Funai em Cuiabá. No fim da tarde, a Funai revogou a portaria que determinava as mudanças.
(Loide Gomes e Nelson Francisco, O Estado de São Paulo, 08/04/2008)