Equipe de 32 crianças percorrem ruas distribuindo material informativo
Novo Hamburgo - Uma equipe de 32 crianças, entre 7 e 12 anos, que participam do grupo de guardas mirins, dedicou a tarde de sábado para informar moradores de seis ruas de três bairros de Novo Hamburgo sobre os perigos da proliferação do mosquito Aedes aegipty, transmissor da dengue.
Distribuídos em três pelotões orientados por adultos, em duplas as crianças bateram de casa em casa nas ruas Libéria e Mônaco, no bairro Rincão, Guaíba e Amantino Peteffi, no bairro São Jorge, e Tabatinga e Minuano, no bairro Liberdade, para distribuir material informativo.
De acordo com o assessor do Departamento de Ensino e coordenador do projeto Guarda Mirim, Eliseu Raimundo, além da prevenção, trabalhos como este auxiliam na formação de cidadãos. “Nosso trabalho com as crianças procura, em primeiro lugar, fazer a identificação do que é cidadania, para depois proporcionar o envolvimentocom a comunidade", justifica.
Além de educativa, a ação foi considerada pelas crianças como um lazer. “Acho divertido estar aqui, poder ajudar as pessoas e informar quem não tem tempo para ver as notícias na TV”, conta a guarda mirim Vitória Lana, 10 anos, que há quatro participa do grupo. “No Rio de Janeiro têm muitos casos de dengue e não queremos que a doença chegue aqui”, completa.
A comunidade também se envolveu no trabalho das crianças. Na casa da dona-de-casa Luiza Carla Boff, 47, os guardas-mirins foram recebidos com abraços. “Estou emocionada. Acho que é com as crianças que a gente tem que tentar mudar as coisas”, afirma.
(Jornal NH, 07/04/2008)