Com cartazes, carro de som e palavras de ordem, eles reclamavam da infestação de mosquitos
Canoas - Moradores da vila João de Barro, no Niterói, fizeram neste sábado uma passeata exigindo o fechamento da vala da rua Paulo Fonteles e o asfaltamento da via. Com cartazes, carro de som e palavras de ordem, eles reclamavam da infestação de mosquitos e da poeira levantada pelo trânsito de carros. Cerca de 50 pessoas, entre crianças, mulheres e idosos, iniciaram o protesto.
A moradora Simone Tolfo era uma das mais engajadas. Ela disse que a idéia do protesto surgiu de conversas com os vizinhos, que decidiram se organizar para levar sua insatisfação às ruas do bairro. “Queremos o encanamento da vala e um asfalto decente”, resume. Simone alega que a poeira tem causado problemas respiratórios em crianças, além de dificultar a limpeza das casas. “Há oito anos que a Prefeitura nos promete o asfaltamento”, afirma Paulo Rogério Ambieda. A presença de ratos e a proliferação de mosquitos na água parada da vala também preocupa os moradores.
O movimento pretende envolver moradores de 1,6 mil casas, de 20 ruas do bairro, por meio de um abaixo-assinado. Entre as reivindicações estão a solicitação para fechamento da vala, pavimentação de ruas e abertura de uma creche. O presidente da Associação Cultural e Social Circo Voador, Antônio Zacarias, informou que o documento será protocolado nas secretarias de Obras Públicas (Smop) e na de Educação e Cultura.
(Diário de Canoas, 07/04/2008)