No pacote anunciado ontem pelo governo fluminense para combater a dengue estão campanhas educativas e reforço na coleta de lixo. As ações envolvem as pastas de educação e meio ambiente e incluem empresas públicas com a meta de reduzir a epidemia atual e evitar novos transtornos em 2009.
O governo quer mobilizar 1,6 mil escolas do estado para um trabalho de conscientização da população, do qual também devem participar funcionários da Companhia de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae), Defensoria Pública e policiais. Parcerias estão previstas também com associações comerciais e com os taxistas. Uma reunião na próxima sexta-feira (11) definirá como cada setor poderá atuar.
Para evitar o acúmulo de água parada, a idéia do governo é melhorar a coleta de lixo, principalmente, com novas estratégias para a região metropolitana em parceria com empresas municipais
“Implementaremos uma força-tarefa no recolhimento de lixo nos municípios, nas comunidades e nas encostas”, disse o secretário de governo, Wilson Carlos, ao divulgar as medidas do pacote no Palácio Guanabara.
Também constam no pacote mensagens à Assembléia Legislativa pedindo uma lei que diminua o prazo para o resgate de veículos apreendidos nos pátios das delegacias. A meta é que fiquem, no máximo, 90 dias, depois, a recomendação é para que sejam leiloados.
Outra proposta pede a obrigatoriedade da venda separada de tampas de caixa d’água. Atualmente esses produtos são vendidos de "forma casada" pelos fabricantes. “As caixas d’água são o grande foco de dengue nas comunidades carentes”, informou o secretário Wilson Carlos.
Para ampliação do atendimento, o governo também anunciou a criação de uma nova tenda de hidratação no Méier para pacientes do Hospital Salgado Filho. Esta será a 8ª barraca desse tipo. No local, trabalharão 44 médicos cedidos pelo hospital paulista Albert Einstein.
Outras tendas montadas em Realengo e Campo Grande, zona oeste, e Gávea, zona sul, também vão ganhar reforço. Cerca de 30 médicos de vários estados começam a chegar ao Rio. Hoje (7), eles participaram de uma capacitação.
(Por Isabela Vieira, Agência Brasil,
Ambiente Brasil, 08/04/2008)