A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados realiza audiência pública na quarta-feira (09/04) com o ministro da Defesa, Nelson Jobim, e o ministro extraordinário de Assuntos Estratégicos, Mangabeira Unger. Eles serão questionados pelos deputados sobre as negociações com Rússia e França para aquisição de caças, a construção de um submarino nuclear e a instalação de uma fábrica de blindados no Sul do Brasil, entre outros projetos de defesa.
Jobim e Mangabeira visitaram os dois países entre 25 de janeiro e 7 de fevereiro, mas até o momento não foi fechado nenhum acordo. Na França, Jobim também teria tratado do projeto de um satélite para monitorar o espaço aéreo brasileiro.
Vantagens
O deputado Raul Jungmann (PPS-PE), que solicitou a audiência, diz ter dúvidas sobre os acordos e resultados alcançados, que devem fazer parte do programa de reestruturação das Forças Armadas. Ele quer esclarecer principalmente se Rússia e França são os únicos países capazes de fornecer essas tecnologias e, se não, quais os motivos que impedem outros países de participar desses acordos.
A audiência pública começará às 11 horas, no plenário 3.
(Agência Câmara, 07/04/2008)