Dando continuidade às reuniões da Comissão de Representação Externada Assembléia Legislativa gaúcha sobre Energia Eólica no Interior, o deputado estadual Luís Augusto Lara (PTB) esteve na cidade de Piratini. O município, assim como Jaguarão e Santana do Livramento, está cotado para receber a instalação de um parque eólico. Lara lembrou que, apesar de um projeto como esse enfrentar diversos trâmites burocráticos, não é hora para pessimismo. “É difícil, mas não é impossível. A Assembléia Legislativa entrou nesse processo e o Rio Grande do Sul já fez a sua parte”, afirmou.
Segundo o parlamentar, os municípios devem mobilizar suas entidades políticas, empresariais e toda a sociedade civil para pressionar o governo federal a definir um marco regulatório da energia eólica. Lara salientou ainda o desenvolvimento que esse projeto pode significar para o município. “O orçamento de Osório, que era de R$ 30 milhões, passou para R$ 150 milhões com a instação do parque. Isso significa mais dinheiro para asfaltar ruas, construir escolas e creches e postos de saúde, por exemplo”, explicou.
O engajamento de diversos entes políticos para a implementação do projeto foi lembrado pelo prefeito da cidade, Francisco Luçardo. “Já fizemos audiência com a governadora, com a Caixa RS, com a bancada gaúcha e com o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão. Todos se comprometeram com o parque eólico”, afirmou.
O prefeito também destacou que somar a usina eólica à instalação da Votorantim Celulose e Papel e à produção de MDF vai mudar completamente o perfil econômico de Piratini. “A capacidade de geração de empregos será multiplicada por três”, comemorou. Também estiveram presentes na reunião os deputados estaduais Alberto Oliveira e Pedro Pereira, o representante da Secretaria Estadual de Infra-estrutura e Logística, Manoel Britto, representantes do Grupo Fortuny, investidora do projeto, além de líderes políticos e empresariais da região.
(Por Fernanda Crancio, Agência de Notícias AL-RS, 07/04/2008)