Os altos preços da gasolina nos Estados Unidos têm impulsionado as vendas de automóveis com combustíveis alternativos a cifras recordes. Em 2007, foram 1,8 milhão de unidades --250 mil a mais que no ano anterior, segundo a empresa de estudo de mercado R.L. Polk.
Para este ano, com os preços recordes do petróleo e da gasolina, as empresas do setor calculam que serão vendidos mais 2 milhões de veículos capazes de rodar com combustíveis alternativos. Os dados divulgados também apontam que enquanto as vendas de veículos híbridos e os que podem utilizar E85 (mistura de álcool e gasolina) aumentaram de forma significativa, a de veículos a diesel registraram ligeira queda.
As vendas de híbridos nos Estados Unidos foram de 353 mil unidades no ano passado, 2,2% do total do mercado. Um das razões do recuo das vendas de motores a diesel é a imagem negativa que têm nos EUA, onde são associados a elevados níveis de poluição. Em 2007, no mercado americano estavam disponíveis mais de 70 modelos de veículos capazes de utilizar combustíveis alternativos à gasolina. Em 2001, esse tipo de veículo era ofertado em apenas 11 modelos.
Mas outro estudo divulgado também hoje pela empresa J.D. Power aponta que as empresas do setor esperam que as vendas de veículos híbridos e diesel aumentem em alto grau nos próximos anos para constituir 17% do mercado americano em 2015. As vendas de veículos diesel representarão, em 2015, 10% das vendas totais, frente a participação atual de 3,2%. A porcentagem deve ficar acima dos 7% esperado para a participação dos híbridos.
(Efe, Folha Online, 07/04/2008)